Neste espaço vai encontrar dicas que podem tornar a sua condução mais segura.

Uso dos Retrovisores
Os espelhos retrovisores estão presentes em todos os veículos automóveis. São uma das mais importantes funcionalidades de um veículo, mas é necessário saber utilizá-los da forma correta. Apenas é possível realizar uma condução segura quando os espelhos retrovisores estão posicionados corretamente. O espelho interno, que se encontra no centro do veículo, serve para visualizar diretamente o que está atrás do veículo, os laterais externos ajudam a observar as faixas laterais, todas as outras zonas que o condutor não tem acesso visualmente chamam-se de pontos cegos. O ajuste adequado dos espelhos retrovisores pode reduzir a área dos pontos cegos, evitando situações acidentais com os outros utilizadores da via. Deve ter os espelhos retrovisores mais direcionados para o lado de fora, vai diminuir a visão do veículo mas aumenta a visão da via, reduzindo os pontos cegos e, consequentemente, tornando a sua condução mais segura.
Ler mais
Uso do Cinto de Segurança
O uso do cinto de segurança é indispensável durante um percurso automóvel. Independentemente da duração do trajeto, o cinto de segurança deve ser colocado antes do início do percurso e só deve ser retirado quando chegar ao destino e já com o veículo imobilizado. O cinto previne que seja projetado e que se magoe no caso de ocorrer alguma colisão. Os nossos motoristas fazem sempre uso desta ferramenta durante os percursos para os quais são destacados.
Ler mais
Álcool e a Condução
Há misturas que simplesmente não combinam: uma delas é o álcool e a condução. Conduzir sob o efeito de álcool pode provocar situações trágicas. Ao ingerir bebidas alcoólicas, o condutor sentirá sonolência e perturbação na visão e na audição, o que dificultará a sua condução, colocando-o a si e aos outros utilizadores da via em perigo. Além disto, o seu tempo de reação aumenta e o nível de concentração ficará afetado, estando menos alerta para possíveis perigos.
Ler mais
Fadiga na Condução
Se estiver cansado isso vai refletir-se na sua condução. A Fadiga provoca diminuição da atenção, aumento do tempo de reação, perturbações na visão, diminuição da capacidade de decisão e reflexos mais lentos. Poucas horas de sono, grande esforço físico, ingestão de alguns tipos de medicamentos, o stress, longas horas de condução e condução nocturna são algumas das causas de fadiga, pelo que deve evitar a condução caso esteja em algum destes estados. Para evitar a fadiga deve: Descansar antes de iniciar a viagem; Fazer pausas durante o trajeto, no caso de este ser mais longo; Não ingerir refeições pesadas; Ter cuidado com medicamentos que provoquem sonolência; Não resista à fadiga, caso precise, pare para dormir um pouco.
Ler mais
Condução com condições meteorológicas adversas
No Inverno as condições meteorológicas agravam-se. Os condutores devem tomar precauções adicionais pois o mau tempo torna as estradas mais perigosas. Antes de circular, faça uma inspecção ao seu veículo e certifique-se que ele está nas melhores condições, principalmente no que diz respeito aos pneus, travões, luzes e limpa-para-brisas. Na estrada, em caso de visibilidade reduzida, não se esqueça de ligar os médios para ver melhor e ser visto. Mantenha sempre a distância de segurança relativamente ao veículo da frente e circule com velocidade moderada.
Ler mais
Telemóvel e Condução
A utilização do telemóvel ou qualquer outro dispositivo móvel durante a condução pode originar situações trágicas. Os dispositivos móveis provocam um aumento da distração enquanto conduz, produzindo maior perigo para si e para os outros utilizadores da via. Ao utilizar o telemóvel enquanto conduz estará menos vigilante, a probabilidade de acidente aumenta e provoca uma condução negligente (não sinalização das manobras, redução da distância de segurança, dificuldade na avaliação dos sinais e das situações de perigo).
Ler mais
Sinalização
A sinalização existe para prevenir que se instale a confusão nas estradas e que, por consequência, aconteçam acidentes. Deve ter atenção aos sinais de trânsito e cumpri-los rigorosamente. Não se esqueça que existe uma hierarquia entre os sinais de trânsito, devendo ser respeitados pela seguinte ordem: Agentes da Autoridade Sinalização Temporária Sinalização de Mensagem Variável Sinalização Luminosa Sinalização Vertical Marcas Rodoviárias Outras Regras de Trânsito
Ler mais
Distância de Segurança
A distância de segurança traduz-se na distância suficiente que permita ao condutor parar, de uma forma segura e, em caso de necessidade de travagem repentina, sem colidir no veículo da frente. Para que tal seja possível, a velocidade a que viaja deve ser controlada e a distância para o veículo da frente deve ser mantida para que consiga travar, mesmo que tenha de ser de forma súbita.
Ler mais